Daisypath Wedding Ticker

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O Casamento Evangélico


O Casamento


A cerimônia de casamento da Igreja Batista segue os preceitos da Bíblia que constam no livro dos atos dos Apóstolos.Normalmente os pastores não celebram casamentos mistos, ou seja, entre casais que não comungam da mesma fé e ordem.


A Preparação


Antes do casamento, o pastor faz um acompanhamento ao casal, para saber suas intenções e da maturidade com que iniciarão a vida matrimonial. São feitas reuniões de acompanhamento e aconselhamento, sendo que estas serão os subsídios para o pastor elaborar o sermão, ou pregação, no dia do casamento.


A Organização


Quanto ao procedimento e organização, o casamento da Igreja Batista, é semelhante aos da demais comunidades Cristãs, sejam elas, Católicas ou Evangélicas.Os padrinhos entram, depois o noivo que é acompanhado pela mãe, e finalmente a entrada da noiva, geralmente de branco, que é levada pelo pai.Todas as entradas são com músicas clássicas ou solenes, a noiva normalmente entra ao som da marcha nupcial, ou outra que escolher para a ocasião. Não é permitido o uso de músicas populares como fundo, para a celebração, já que o foco é a apresentação e a bênção de Deus para os noivos.


A Celebração


Durante a celebração, o pastor procura sempre aconselhar os noivos, para que se lembrem desse dia, e que sirva de guia da boa convivência para o casal cristão. O cerimonial de casamento na Igreja Batista é sempre acompanhado de muita música. Em muitas celebrações pode-se apreciar um momento ímpar, onde a noiva e ou o noivo, cantam um para o outro. Há também possibilidades dos amigos do casal prepararem uma música especial e surpreendê-los, deixando a emoção e alegria contagiar ainda mais esse dia tão lindo e especial.


A troca de Alianças


Na troca de alianças, o momento é marcado pela confissão pública de compromisso, assumido pelo casal, perante Deus e os Homens, compromisso de amor, cuidado e fidelidade. Nesse momento o pastor esclarece que a aliança é um círculo fechado, sem emendas, que representa um acordo do qual não deverá haver fim.


A Benção


Na benção final, a Igreja, através do pastor, oferece uma Bíblia com uma dedicatória ao recente casal.


Obs:Quanto ao casamento entre divorciados, é possível desde que passe por uma avaliação e acompanhamento, para saber as intenções e compromissos cristãos com Deus e a Igreja.

4 comentários:

Danny disse...

Todos os casamentos são lindos e emocionantes, mas o casamento na igreja evangélica é tão lindo, o Pastor fala akelas palavras vindo diretamente do coração de Deus, é simplesmente emocionante. Tenho certeza que seu casamento será assim, lindo demais, pois o Pastor Antonio além de ter muita sabedoria e unção é nosso amigo e te conhece desde pequena, com certeza ele também se emocionará muito. Bjs!

Unknown disse...

tambem sou batista, e tenho algumas duvidas sobre o meu casamento, pois a maioria na familia nao é evangelico, e eu nao queria servir cerveja e essas coisas,sabe! outro problema é a musica na festa, acho que vai ficar sem graça se nao tiver musica, mas tambem não quero musicas do mundo...será q vc tem alguma ideia para mim?

Unknown disse...

COMO MINISTRO DO EVANGELHO DA PAZ, NÃO DEVEMOS DEIXAR BANALIZAR ESSE ATO INSTITUIDO PELO SENHOR, MUITOS NÃO ESTÃO DANDO CRÉDITO A TAL CERIMONIA, PREFEREM FICAR, COMO SE DEUS SE AGRADASSE DISSO, COM O, COM O AFROUXAMENTO DO ATO, TORNOU-SE COMUM A UNIÃO CONJUGAL, SEM UM ATO FORMAL, E A TENDÊNCIA É, QUE AS IGREJAS ANOMALAS TENDEM A ADAPTAR-SE A TAL SITUAÇÃO.VIGIEM.

Unknown disse...

Olá Rafa e Thiago,

Minha noiva e eu estamos com o casamento marcado para o ano que vem. Estamos procurando cerimonial e vimos que a Cléia Mello tem referencias em alguns blogs e sites. Como foi o serviço dela para vocês? Deu tudo certo com os serviços prestados? Vocês indicariam os serviços dela?

Desculpe incomodá-los.
Muito obrigado

Ricardo Ross